Sítio Arqueológico Cueva de las Manos

8º Dia -  18/10/2015: Perito Moreno - El Chaltén  683km
Cueva de Las Manos

Pela Ruta 40 sul, desde Perito Moreno até a entrada para o sítio arqueológico são 90 km, de ótimo asfalto, a partir daí são mais 28 km de estrada de rípio, que parece assustar um pouco para quem não está de 4x4, havia muitas pedras soltas, o que poderia fazer o carro patinar, mas o nosso foi bem. Existe sinalização na Ruta 40, infonando a entrada para o sítio.
  
O preço da entrada foi de 120 pesos argentinos, e tem horários pré definidos para as visitas guiadas, somente assim é possível acessar o local. Informações no site oficial: http://www.cuevadelasmanos.org/turismo.html.
  
O sítio arqueológico está localizado no Vale do Rio Pinturas, que é muito lindo, e a visita é bem interessante, meu marido, inclusive, achou mais legal que as Capelas de Mármore, vai de cada um! 
Cueva de las Manos

Cueva de las Manos

Cueva de las Manos


Cueva de las Manos

Cueva de las Manos

Cueva de las Manos

Cueva de las Manos

Cueva de las Manos
 Depois da visita, que durou cerca de 1h, seguimos por um atalho sentido Bajo Caracoles pela Ruta Provincial 97, são 43 km de rípio em estado razoável. Se não fosse este atalho seria necessário retornar os 28 km de rípio até a Ruta 40 e seguir mais 38 km ao sul. Achamos que valeu a pena encurtar o caminho pela estrada de rípio.


Em Bajo Caracoles abastecemos num posto que vi em várias fotos de outros viajantes, parece duvidoso, mas a gasolina não deu problemas. Aliás, na Patagônia, vários postos são precários, mas não tivemos qualquer problema com a qualidade do combustível! Junto com o posto existe um Hotel, que parece ser bom, caso alguém pense em dormir no caminho. 
Bajo Caracoles

De Bajo Caracoles fomos até Gobernador Gregores.
Resolvemos fazer esse caminho, pois agora a Ruta 40 mudou e passa por essa cidade, a antiga Ruta 40 que é um atalho, passando longe da cidade não está asfaltada, são 67 km e não tenho a miníma ideia de como está o trecho. Indo por Gobernador Gregores fizemos 130 km, mas, pudemos abastecer e almoçar no YPF. Se estiver de 4x4, não precise de alimentos ou combustível para chegar até El Chaltén, creio que o atalho deve valer a pena.

Rípio na Ruta 40

Logo que retornamos à Ruta 40, depois de Gobernador Gregores, começam as obras de asfaltamento, quando passamos, em outubro de 2015, existia 78km de rípio, mas como estava em obras pode ser que atualmente seja melhor. As obras começam em Lago Cardiel e vão até Três Lagos. O trecho de rípio estava ruim em algumas partes, onde havia barro acumulado, ficava batendo em baixo do carro, mas foi razoavelmente tranquilo. Durante o percurso passaram uns 5 carros por nós, ou seja, se acontecer algo, vai passar alguém para ajudar!!!! Informações no site oficial: http://www.turismoruta40.com.ar/
Ruta 40

Ruta 40


Depois de Três Lagos o asfalto retornou, e mais 37 km ao sul pegamos a Ruta 23 para El Chaltén, esta ruta é asfaltada e tem lindas paisagens, principalmente chegando perto da cidade!!! Infelizmente no dia que chegamos estava nublado e não conseguimos ver o Fitz Roy da estrada. :/
Ruta 40
Chegando em El Chaltén ficamos encantados, tudo é perfeito, a cidadezinha encravada nas cordilheiras, toda linda e com cada vista de tirar o folego! Já tinha reservado hotel por e-mail, sem pagar nada adiantado, na Hosteria El Alamo, a qual achamos rapidamente dando uma volta na cidade!

Venta muito por lá, e faz muito frio também! Às vezes chega a ser assustador, o barulho do vento!

À noite, para comemorar que estávamos nesta linda cidade, fomos jantar no La Tapera, que recomendo muito, tivemos uma das melhores refeições da viagem! Tomamos um excelente vinho patagônico, e depois nos perdemos na hora de voltar, após algumas voltas no escuro (a cidade estava sem luz) e muito vento achamos nosso hotel! \o/ \o/ \o/
La Tapera

Sorrentinos de Cordeiro

Filé ao molho de vinho



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porto Alegre – Mendoza – Santiago – Deserto do Atacama – DE CARRO!

Purmamarca, Salinas Grandes, San Antonio de Los Cobres e Viaducto La Polvorilla

Iruya - Eu fui!