Patagônia de carro!

Porto Alegre até Ushuaia! 

Torres del Paine

 

  Bora pessoal! 



Para começar, tive uma dificuldade enorme em eleger as primeiras fotos a postar, são tantas e tão lindas!!! 
Enfim, demorou, mas, vou começar e escrever sobre nossa expedição pela Patagônia em outubro de 2015. Gostamos de viajar em outubro, por vários motivos: nosso aniversário de casamento, baixa temporada, ainda tem neve, já tem flores, não é muito quente, não é muito frio! E, especialmente a Patagônia foi incrível em outubro!
Se ao relatar a viagem que fizemos para o Deserto do Atacam foi incrível, me vejo sem palavras para explicar tamanha emoção desta expedição! Cada curva da estrada era um cartão-postal!
Desta vez, decidimos a viagem em cima da hora, apesar da vontade ser antiga, só tivemos a certeza de fazê-la menos de um mês antes! Daí eu fiz aquele agito e resolvi todos os detalhes, planejei um roteiro minunciosamente, por todas as cidades que gostaria de conhecer e a quantia de dias conforme os passeios para aquele lugar! Um detalhe foi importante para que o roteiro fosse definido: Os canteiros de tulipas em Trevelin! Pequena cidade, logo após Esquel – AR. As tulipas só ficam floridas nas duas primeiras semanas de outubro, ou seja, deveríamos chegar lá antes de serem cortadas!!! Isso definiu o roteiro:




Dias Dias Out- Nov Dias
Destino Km Horas Viagem Passeio Dia/mês Total
Porto Alegre (Partida)



11
Gualeguaychu – AR 1083 11 1
11 1
Santa Rosa – AR 752 9 1
12 2
San Martin de Los Andes – AR 977 11 1
13 3
Bariloche – AR 190
1
14 4
Trevelin – AR 300 4 1
15 5
Rio Mayo - AR 438 6 0
15 5
Puerto Tranquilo – CH 332 8 (5:30) 1
16 6
Perito Moreno – AR 165 7 (4) 0
17 7
El Chaltén - AR 660 8 1 1 18-19 9
El Calafate – AR 215 3 0 1 19-20 10
Torres del Paine – CH 350 4 1 1 21-22 12
Puerto Natales – CH 100 1

22 12
Ushuaia - AR 750 9 1 2 23-24-25 15
Rio Galegos - AR 570 7 1
26 16
Comodoro Rivadávia – AR 780 8 1
27 17
Punta Tombo – AR 376 4 1
28 18
Puerto Madryn – AR 180 3 1 1 29 19
Santa Rosa - AR 775 8 1
30 20
Gualeguaychu – AR 740 8 1
31 21
Porto Alegre 945 11 1
1 22
Total KM 10678





Fizemos a Patagônia ao contrário do que quase todas as pessoas fazem, mas foi muito acertado, pois vimos as tulipas, o Cerro Catedral ainda estava com a temporada aberta, e como esse lado da Patagônia (oeste) tem mais coisas para fazer, é mais cansativo, foi muito melhor fazer na ida, pois na volta já estávamos cansados e com certeza teríamos aproveitado menos, inclusive em relação aos trekkings que fizemos!
Novamente fomos somente eu e meu marido, o Eduardo, foi perfeito! Como ele diz: “nossa terapia de casal, 12 horas de estrada juntos, durante 20 dias!”.
A companheira de estrada foi a Idea Adventure, que já tinha ido para o Deserto do Atacama, e, felizmente, rodou os 12.200km da Patagônia com glória, destes, 2.000 km de estradas de rípio e barro! Com pneus novos, é claro, não dá para arriscar uma viagem tão longa com pneus meia vida! Sorte ou precaução só tivemos um pneu furado a viagem toda! Nosso carro não é 4x4, não fez falta, mas teria nos dados mais segurança nas estradas que passamos! Já que fizemos um roteiro um pouco fora do habitual, mas não deixe de ir …. qualquer carro vai! A famosa Ruta 40 está praticamente toda asfaltada!
Desta vez não reservei todos os hotéis antecipadamente pelo site, pois tinha medo de algum imprevisto e também pelo fato da conversão em dólar estar péssima, a ideia era trocar reais por pesos argentinos e pagar tudo em espécie e no local, nada antecipadamente, então acabei reservado somente os primeiros, e, em cidades mais disputadas, como El Calafate e Ushuaia, mas todos para pagar na chegada. Porém, no caminho acabava reservando o hotel da noite seguinte, pois acho muito ruim chegar na cidade e não saber para qual lado ir. Teve lugares que dormimos antes do previsto, teve cidades que não passamos pois alongamos os trechos.... mas, cumprimos à risca nosso roteiro e os passeios previamente agendados!
Mas como sempre, fui preparada para tudo! Dois pneus reserva, muita comida, água, cobertas, remédios.... Fiz uma planilha com 03 hotéis razoáveis em cada cidade e com mapa de localização e mapa com os postos de gasolina, marcados no trajeto, pois na Patagônia não tem muitos postos, então melhor não deixar o tanque passar da metade! Se alguém quiser os mapas, só solicitar!
 
As Torres - Torres del Paine

 

Documentos necessários: No final da postagem Aqui

 

Problemas com a polícia:

Nenhum! Novamente graças ao meu bom trabalho de planejamento, ou ao deles de agir corretamente, tivemos uma viagem sem surpresas, aliás tivemos surpresas boas! Ao contrário do norte da Argentina, no sul da Argentina o policiamento é ostensivo, eles estão em todos os lugares, e param todo mundo! Em todas as saídas e entradas das cidades éramos parados, na maioria das vezes só queriam conversar mesmo, mas estavam lá. Quanto mais ao sul, maior o policiamento!
Com todas as passagem de fronteira (Argentina e Chile) foram 14 Pasos (passagem de fronteira) e não tivemos nenhum problema, na primeira entrada no Chile, saindo por Rio Mayo - AR e entrando em Balmaceda - CH (Paso Huemules) revistaram tudo, tivemos que tirar tudo do carro, colocar numa mesa e todas as malas foram abertas e revistadas, uma a uma, batidas no carro, embaixo dos bancos! Chile não é moleza!!! Mas foi a única vez, nas outras foi mais tranquilo! Mas em todos os pasos pediam ao menos para olhar o porta malas! 
Los Cuernos - Torres del Paine

Trajeto Realizado: 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porto Alegre – Mendoza – Santiago – Deserto do Atacama – DE CARRO!

Purmamarca, Salinas Grandes, San Antonio de Los Cobres e Viaducto La Polvorilla

Iruya - Eu fui!